Elma Campelo
Primeiro eu quero falar de minha cidade, uma pequena abordagem copiada da internet para todos os visitantes possam ter uma pequena mais essencial informação desta linda cidade do Rio Grande do Norte.
O município de Mossoró, segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, com cerca de 250 mil habitantes, está localizada na região Oeste, a 270 km de Natal e 260 km de Fortaleza (CE).
A exploração de Petróleo, a extração de sal e a produção de frutas irrigadas são as principais atividades eonômica da cidade, que ainda atrai turistas pelas suas águas termais e eventos de fatos históricos e festas juninas.Os eventos culturais e juninos têm o apoio da prefeitura, que tornou a cidade um centro de cultura popular.
Já as águas termais do Thermas Hotel têm propriedades terapêuticas e são ótimas para relaxar.
O Mossoró Cidade Junina ocorre no mês de junho. Já é o maior festejo junino do Estado. Durante todo o mês de junho a prefeitura promove uma série de shows com artistas locais e atrações nacionais.
Ainda em junho, paralelo aos festejos juninos, em frente a Igreja São Vicente, é realizado de quinta-feira a domingo a partir das 21 horas o espetáculo “Chuva de Balas no País de Mossoró", que mostra a expulsão do bando de Lampião da cidade. Música e teatro se unem nesse espetáculo com cerca de 50 personagens no palco.
O Auto da Liberdade, encenado na Estação das Artes, de 26 a 29 de setembro, é um espetáculo teatral e musical Inspirado em quatro fatos históricos da cidade. O auto mostra a saga dos movimentos libertários e de vanguarda da cidade : o Motim das Mulheres (1875); a Abolição da Escravatura (1883); a Resistência ao bando de o “Lampião” (1927); e o primeiro Voto Feminino da América Latina (1928).
O auto conta com cerca de 2.500 atores e figurantes, sendo considerado um dos maiores espetáculos teatrais ao ar livre do mundo.
Em dezembro, a cidade celebra a sua padroeira Santa Luzia, com procissão e oratório contando a vida da santa protetora dos olhos
Museu da Resistência
Em 2008, Mossoró ganhou o Museu da Resistência, a praça da Convivência e a Cidade da Criança.
O Museu da Resistência fica na avenida Rio Branco, no centro. Painéis de fotos antigas registram e contam a frustrada invasão do bando de Lampião a cidade. O prefeito da época, Rodolfo Fernandes, mobilizou os moradores de Mossoró para enfrentar o grupo de Lampião, num confronto que acabou em mortes de muitos comparsas do bandido mais temido do Nordeste.
Bandidos para alguns, cultuado como herói por outros, Lampião teve a sua pior derrota ao tentar invadir Mossoró para saquear a cidade. A história desse episódio ocorrido em 1927 foi transformado em espetáculo musical de muito sucesso, que todo ano em junho atrai milhares de turistas para a cidade. A praça da Convivência é um espaço gastronômico com restaurantes, bares, sorveteria, pastelaria, tapiocaria e lojas de artesanato.
Fonte: Natalonline.
Nenhum comentário:
Postar um comentário